quarta-feira, 28 de março de 2007

Definindo Representação Social

As Representações Sociais, segundo definição apresentada por Spink Apud Jodelet (1985), são modalidades de conhecimento prático orientadas para a comunicação e para a compreensão do contexto social, material e ideativo em que vivemos. São, conseqüentemente, formas de conhecimento que se manifestam como elementos cognitivos — imagens, conceitos, categorias, teorias —, mas que não se reduzem jamais aos componentes cognitivos. Sendo socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuem para a construção de uma realidade comum, que possibilita a comunicação. Deste modo, as representações são, essencialmente, fenômenos sociais que, mesmo acessados a partir do seu conteúdo cognitivo, têm de ser entendidos a partir do seu contexto de produção. Ou seja, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam.

Referência Bibliográfica:
SPINK, Mary Jane P., O conceito de representação social na abordagem psicossocial (São Paulo, São Paulo, Brasil). Caderno de Saúde Pública, Jul.Set. 1993, vol.9, no.3.

4 comentários:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Falta a referência bibliográfica da Jodelet.

Anônimo disse...

Parabéns pela idéia de se trabalhar representação social em um contexto de grande importância como esse.
Há de se considerar a representação social como forma de compreender a valorização da participação do indivíduo na reelaboração de significados para os fenômenos da vida cotidiana.

Silvane Gomes disse...

NÃO APENAS PARA A EDUCAÇÃO, MAS DE UMA MANEIRA MAIS AMPLA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, A ABORDAGEM E A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE REPRESENTAÇÃO SOCIAL (EM SUAS VÁRIAS NUANCES) PODEM SER CONSIDERADAS INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE NOSSA SOCIEDADE.

Silvane Gomes disse...

Estou interessada em acompanhar o desenrolar deste estudo. Silvane